História dos Bondes em São Carlos/SP
- 06, 23, 2016
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A empresa A Simões Vidros, com intuito de aumentar o acesso a informação de uma parte da história de São Carlos/SP e dos Bondes, faz este post, retransmitindo as informação encontradas no site http://www.tramz.com/br/sc/sc.html, conforme segue:
A cidade de São Carlos à 250 km a noroeste de São Paulo, na linha principal 1600 mm Espessura da Ferrovia Paulista de Araraquara. População era de 30.000 em 1910, e estimada em 2015 por cerca de 241.000. O padrão de rua geométrica mostrado em mapas é enganosa: a cidade é construída ao lado de uma colina e inclinações, às vezes íngreme, na direção da linha de rios e da estrada de ferro no vale.
Electricidade chegou em 1890 e uma pequena linha horsecar abriu em 1895, mas foi fechado no ano seguinte por uma epidemia de febre amarela. A Companhia Paulista de Eletricidade assinou um contrato em 16 de junho 1912 para construir um bonde elétrico e ordenou seis automóveis de passageiros de 7 de bancada e quatro vagões motorizados do Société Franco-Belge em La Croyère, Bélgica.
As três rotas do bonde em São Carlos foram identificados por números de rota: 1 – Cemitério / Estação, 2 – Ginásio / Santa Casa, 3 – Vila Nery / Estação [ver mapa]. Não era uma prática incomum no extremo oeste da Rota 2. Em uma passagem de nível com a Estrada de Ferro Paulista eletrificada, o fio de bonde parou. O condutor baixou o coletor de arco, ligado um cabo entre a extremidade do fio e a proa do bonde, e orientado o carro do outro lado da linha férrea. Por outro lado, onde o fio do trole retomada, o coletor de arco foi substituída e o bonde continuou em seu caminho.
Na década de 1930 CPE reconstruída dois vagões de carga em veículos de passageiros e construído um carro fechado fora de um carro de 9 bancada aberta que comprou do tramway abandonado em Piraju. O relatório IBGE para 1945 mostra nove carros de passageiros – que suportaram números ímpares de 1 a 17 – dois reboques e dois vagões de carga. São Carlos teve talvez a única eléctrico no Brasil, onde os mesmos carros foram operados pela mesma empresa ao longo da sua existência. A Companhia Paulista de Eletricidade – que tinha assinado o contrato exatamente 50 anos antes para o dia – correu o último bonde em São Carlos em 16 de junho de 1962.
Abrir eléctrico 7 foi preservado pelo Rotary Club local e foi fotografado em um bilhete de loteria do estado em 1978. Foi bem exibidos por muitos anos em um abrigo na Piscina Municipal em frente a Praça dos Voluntários perto do centro da cidade [ver mapa]. Mas em 2010 ele foi transferido para a pequena praça na Vila Nery, onde rota 3 carros tinha terminado anos antes. Em 2006 um outro eléctrico São Carlos, número 3, foi encontrado – na condição magnífica – em uma fazenda perto de Santa Eudóxia! Uma pergunta como muitos moradores de São Carlos têm queria preservar essas memórias maravilhosas do passado. . .
GRATIDÃOO autor está em dívida com ex-morador de São Carlos Antônio Gorni e seu filho, Antonio Gorni, para a extraordinária informação que forneceu sobre os bondes daquela cidade – e sua ajuda na identificação dos locais onde as fotos deste site foram tiradas. [O nome do pai é brasileiro e recebe um acento; o nome do filho é italiano, então não. . .] O autor também gostaria de expressar sua gratidão a outro residente São Carlos, Carlos Eduardo Guimarães, por sua ajuda na determinação da localização do depósito de eléctrico – na Rua Padre Teixeira perto da Rua Campos Sales.
Bibliografia (em ordem de publicação)
Brasil. Instituto Brasileira de Geografia e Estatística. Anuário Estatístico do Brasil. Meios de Transporte: Ferro Carris, 1912-1958. Surveys desde os primeiros anos Nota Apenas capitais de estados, mas os dados para o tramway São Carlos são apresentados entre 1942 e 1951: 9 carros de passageiros motor, 2 carros fuga de passageiros, um frete carro de motor, um reboque de carga, 12 km de pista, 87 colaboradores , 1,970,000 passageiros transportados em 1942, 4.061.000 realizada em 1951.
São Paulo (estado). Repartição de Estatística. Anuário Estatístico de São Paulo, 1913-1921. São Paulo, 1915-1926. A seção “Viação Urbana” em vol. 2 a cada ano apresenta dados básicos para vias férreas. A edição de 1921 regista 8 veículos de passageiros e 9 vagões de carga em São Carlos.
Estados Unidos. Bureau of Foreign & Domestic Commerce. Pesquisa Mundial das Ferrovias Exteriores. Washington, 1933. “São Carlos Tramways (Companhia Paulista de Electricidade)” entrada, p. 191, nota 8 carros de passageiros motor, 4 carros fuga de passageiros, 2 automóveis de carga e 2 carros trilha frete em 15 km de trilhos bitola métrica.
Octavio C. Damiano. Notícia Histórica Sobre os Bondes de São Carlos. São Carlos, 4 de Novembro de 1954 (Aniversário da Cidade). Apesar da data de título e publicação, o texto de 24 páginas está preocupado exclusivamente com a fundação da empresa e a inauguração do tramway em 1914. Não há discussão sobre o desenvolvimento tramway após essa data.
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. 36 vols., Rio de Janeiro, 1957. São Carlos capítulo na p. 168 em vol. XXX descreve brevemente o tramway, observa três rotas.
Raymond DeGroote, Jr. “São Carlos, Brasil: Companhia Paulista de Eletricidade, Pista Observado 18 de abril de 1963.” mapa inédito mostra detalhe da faixa na parte central da cidade.
Brasil. Instituto Brasileira de Geografia e Estatística. “São Carlos” mapa topográfico de 1971, mostra ruas, ferrovias, rios, elevações e contorno geral da cidade.
Waldemar Corrêa Stiel. História dos Transportes Coletivos em São Paulo. São Paulo, 1978. A São Carlos capítulo, pp. 297-300, descreve o desenvolvimento eléctrico e inclui duas fotos de carro número fechado 9. Itinerários de bonde rotas São Carlos, p. 229.
Waldemar Corrêa Stiel. História do Transporte Urbano no Brasil. Brasília, 1984. São Carlos capítulo, pp. 428-432. Um breve resumo histórico inclui duas ilustrações Franco-Belge dos modelos de carga e uma vista parcial da “Carne Verde” carro número 19 em operação em São Carlos.
Allen Morrison. O Tramways do Brasil: Um exame de 130 anos. Nova York, 1989. Meu São Carlos capítulo, pp. 154-157, consiste no texto na parte superior desta página web, um mapa e sete imagens do sistema de bondes São Carlos. Uma fotografia em p. 158 no capítulo Piraju que se segue mostra Piraju bonde aberto 9, que, alegadamente, foi reconstruída e tornou-se fechado eléctrico 9 em São Carlos.
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Fonte de todas as informações aqui retransmitidas: http://www.tramz.com/br/sc/sc.html
Recomendo que, para maiores informações acessem o site acima citado e vejam também o conteúdo original desse lindo trabalho.
Att.
Gustavo Francisco Bodas Simões